domingo, agosto 01, 2010

ESTRATÉGIA, QUAL A SUA?

Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada (...) ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. (Jó 14.7-9)

Trabalho esforçado é condição primária para nosso avanço. O foco de nossa busca, nesta coluna, é a de uma estratégia editorial, priorizando o avanço de nossa vida profissional simultaneamente ao Projeto, à instituição com que estamos envolvidos. É vital uma auto-análise sincera, para descobrir qual estratégia será usada por cada um de nós.
Fomos criados para avançar, retrocesso não é algo natural. Contudo, a relação entre o avanço de nossos projetos e nossa capacidade de realizá-los, muitas vezes, é como o atrito entre forças opostas, como tentar unir frio e calor para um benefício comum. Por outro lado, descoberta a estratégia certa para aplicação de forças opostas, é possível usá-las para alcançar algo benéfico para todos.
Exemplo do aproveitamento de forças opostas, a realidade é a calda quente de chocolate despejada sobre a massa gelada de sorvete: no momento em que se encontram é produzida saborosa cobertura crocante sobre o sorvete. A chave da questão é a estratégia que foi descoberta por meio de análise profunda de seu descobridor. Aplicada por ele com sabedoria, tornou-se benefício comum para humanidade, sobretudo os apreciadores de sorvete, fazendo com que seu descobridor se tornasse um homem rico.
Qual é seu negócio? Qual é seu público alvo? Que preço está disposto pagar para avanço deste projeto? Por que está envolvido nisso? Após responder terá a linha mestra para a descoberta da estratégia que, com muito trabalho e fé o levarão a alcançar seus objetivos, sendo um vencedor. Ninguém poderá detê-lo.
Exponho aqui respostas conceituais referentes ao segmento editorial. O negócio de uma Editora é vender conceitos, projetos que edifiquem vidas: livros. E isso quer dizer que jamais seria vender papel, designer de capas de livros, cores, formatos e coisas do gênero. O público alvo de uma editora são vidas que podem ser transformadas por seus livros. O avanço do empreendimento só vem com cem por cento de entrega por parte de seus idealizadores. Estamos envolvidos com editora por acreditar que o meio de melhorar o mundo é melhorando o indivíduo, e esse é o papel do livro.
As respostas acima se identificam com as suas? O que mais ouvi quando decidi dedicar minha vida à construção de projetos que transformem vidas, livros, foi: “A sociedade brasileira não lê, não faz parte da nossa cultura...”. “Livro não vende no Brasil, você vai falir”. Porém, como calor e frio podem se unir em prol de benefício comum, quando se define estratégia, livro pode vender no Brasil. Para avançar, é preciso acreditar no que fazemos, trabalhar com esforço, buscar com afinco a estratégia correta.
A estratégia em si é apenas parte do processo, pois existem inúmeras. Você precisa descobrir a que melhor se enquadra à sua realidade específica. Lacarmélio Alfeo de Araújo é um quadrinista de rua da cidade de Belo Horizonte, também conhecido pelo nome do seu mais famoso personagem, Celton. Visto freqüentemente pelos sinais da cidade, com sua moto e sua grande placa amarela com os dizeres “Leia Celton”, Lacarmélio é uma lenda e uma personalidade hoje em Belo Horizonte. Homenageado pela 4a edição do Festival Internacional de Quadrinhos em 2005, sua estratégia é única.
Nunca ouvi falar de outro que venda revistas em quadrinhas nos sinais de trânsito, entretanto Lacarmélio tem uma vida digna com o fruto de seu trabalho. Ele é uma editora ambulante: desenha, escreve, faz de tudo e vai pra rua vender. Ele descobriu sua estratégia, fez com que as forças opostas a seu sonho, como desemprego, falta de oportunidade, entre outras, se unissem a ele para o benefício comum de avançar. Você tem buscado sua estratégia?
O texto de Jó, na abertura deste artigo, mostra que há esperança. Não importa a aparência do tronco destruído, importa se há água em sua raiz, e ao cheiro das águas brotará. Amigo leitor, descubra sua estratégia, como um agricultor que descobre correntes de águas subterrâneas por meio de fé, do trabalho e do esforço. Uma vez descobertas, tudo que planta floresce, pois há água abaixo das raízes.
Não faz diferença se sua estratégia é vender livros em sinais de trânsito ou por central telefônica, internet, porta a porta. O que realmente importa é descobrir qual a estratégia. E, se você crer, Deus pode dá-la a você. Posso testemunhar que Ele tem me dado a cada dia, por isso tenho passado pelo vale árido e tido o grato privilégio de vê-lo transformar-se em um manancial, o qual, desde as primeiras até as últimas chuvas, tem me coberto de bênçãos.
Deus o abençoe sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

SALMO 23
Amigo (a) saiba e creia:
1- O Senhor JESUS é o teu pastor, nada te faltará.
2- Deitar-te-á em verdes pastos, guiar-te-á mansamente á águas tranqüilas.
3- Refrigerará a tua alma; guiar-te-á pelas veredas da justiça, por amor do Seu nome.
4- Ainda que tu andar pelo vale da sombra da morte, não temas mal algum, porque Ele estás contigo; a Tua vara e o Teu cajado te consolará.
5- Preparas uma mesa perante te na presença dos teus inimigos, unges a tua cabeça com óleo, o teu cálice transborda.
6- Certamente que a bondade e a misericórdia te seguirão todos os dias da tua vida; e habitaras na casa do SENHOR por longos dias.

Em nome de Jesus!
do seu irmão em Cristo:
Abnaias Duraes:

abnartes@bol.com.br

Fabiana Matos disse...

Pastor,sou de Brasilia,Igreja de Deus,que mensagem maravilhosa,falou ao meu coração.Deus te abençoe.Fabiana Matos Blog: fabimatosmkt.spaces.live.com

Anônimo disse...

Pastor,
que mensagem abençoado!Falou ao meu coração.
Deus te abençoe
Fabiana
Igreja de Deus-Brasilia

fabimatosmkt.spaces.live.com

Anônimo disse...

Pastor,
que mensagem abençoado!Falou ao meu coração.
Deus te abençoe
Fabiana
Igreja de Deus-Brasilia

fabimatosmkt.spaces.live.com