quarta-feira, novembro 01, 2006

ÂNIMO RENOVADO

Nossa foça esta em Deus.
Sucedeu pois que chegando Davi e os seus homens, ao terceiro dia, a Ziclague, já os amalequitas tinham dado com ímpeto contra o Sul e Ziclague e a esta, ferido e queimado; tinham levado cativas as mulheres que lá se achavam, porém a ninguém mataram, nem pequenos nem grandes; tão somente os levaram consigo e foram seu caminho. Davi e os seus homens vieram á cidade, e ei-la queimada, e suas mulhejres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram até não terem mais forças para chorar. Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas Ainoã, a Jesreelita, e Abigail, a viúva de Nabal o carmelita. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus.
(I Samuel 30.1-6)


Vida, é o titulo de nossa força daquilo que nos faz acordar todos os dias em novas buscas. Mas viver é muito mais do que somente acordar todos os dias para novas buscas. Viver é ter ânimo dentro de si pois se não temos ânimo a nossa vida se torna em morte.

Todos enfrentamos todos os dias os desafios do viver e esses desafios fazem com que alguns percam seu ânimo de viver e quando isso acontece precisamos de socorro, ajuda, salvação, antes que a morte nos trague.

Muitas pessoas vivem sem ânimo e ao invés de experimentar a abundância oferecida por nosso senhor Jesus Cristo, experimentam o amargo gosto ou o desgosto da morte. Pois os problemas as circunstâncias adversas, as dores, perdas... levam ao fundo do posso.

A bíblia nos diz no livro de João cap. 10 vers. 10 que: O ladrão vem somente para roubar matar e destruir, mas que Cristo vem para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância. Essa é uma verdade eterna, e nosso arquiinimigo, trabalha com estratégias. Uma perspicaz de suas maldosas estratégias é roubar nossa vida, mesmo que estejamos respirando e o sangue correndo em nossa veia. Você me pergunta: Como pode ser isso? A vida que quero enfocar aqui é uma vida mais profunda que vai além da vida no corpo, mas é a vida da alma, ou seja nosso ânimo. Quando satanás consegue tocar lá ele nos rouba e a morte será apenas uma questão de dias, depois da morte a destruição total de nosso ser. Acontece que temos uma segurança no mesmo versículo. Jesus veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância.

Para que a vida de Cristo se faça real em nossa vida precisamos ter atitudes não podemos ficar parados apáticos anti as situações adversas que enfrentamos, em Hebreus 10 vers. 39 lemos

Nós porém, não somos dos que retrocedem para a perdição;somos, entretanto da fé, para conservação da alma.

A conservação da nossa alma é questão de perseverança e busca da fonte renovadora, Deus. Começamos este texto vendo uma situação terrível que o rei Davi enfrentou em sua vida. Após ele e seus homens terem lutado com muitos inimigos, voltavam para casa, cansados das terríveis batalhas que haviam enfrentado, psicologicamente abalados, por verem tantas mortes e terem suas vidas em risco por tantos dias, o que mais ansiavam eram chegar em suas casas e encontrarem seus filhos, filhas e suas esposas, mas quando chegaram o que encontraram? Uma situação terrível, muito pior das que eu e você possamos estar passando, encontraram suas casas queimadas suas esposas filhos e filhas não encontraram tinham sido seqüestrados e o que poderia acontecer com eles? Terrível não é?

Com certeza naquele momento o ânimo daqueles homens foi roubado por satanás, e a morte pressionava-os tanto que queriam apedrejar Davi, choraram até não terem mais forças, mas no vers. 6 do 1º cap. De 1ª Samuel encontramos a frase, “porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus.”

De fato a adversidade nos esmaga a alma, corroi as esperanças. Nós precisamos conhecer a fonte de toda força e ânimo para que quando as lagrimas tomarem toda nossa força e ninguém mais puder nos ajudar, não sejamos saqueados pela morte, antes vençamos a morte com a integridade da vida.

Naquele momento Davi se levantou e foi atrás de seus bens, suas famílias, sua vida. E conseguiu recuperar tudo, mas ele só conseguiu isso porque o ânimo de Deus invadiu seu interior, ele foi na fonte. Reanimou-se no Senhor seu Deus.

Amados essa questão é muito séria todos nós enfrentamos situações diferentes que querem nos parar, são tantas violências, acidentes, perdas... que estamos sujeitos que poderíamos encher paginas e paginas citando, mas existe solução para nós, Deus está de braços abertos para nos abraçar e nos encher com Sua força para que possamos sair das mais terríveis situações e nos levantar como vitoriosos.

Eu não sei qual é o seu problema mas sei que você tem. Não deixe que essa situação se torne uma arma fatal nas mãos de satanás para lhe destruir e tirar sua vida, seu ânimo. Faça com que essa situação se torne um veículo para a manifestação da glória de Deus. O texto de 1ª Samuel 30 começa nos mostrando um quadro irreversível e termina nos mostrando o milagre da restituição, pois no meio do caminho Deus achou um coração que creu no impossível e buscou o ânimo em Deus.

Assim pode ser na minha e na sua vida basta que em Deus renovemos nosso ânimo. Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Romney Cruz
Belo Horizonte

4 comentários:

Marcilio Alves, disse...

cara, muito bom.
Que Deus continue te usando e fazendo a vontade dele cada dia mais na sua vida! abraços

GILMARA MACEDO disse...

Que bênção essa palavra! Foi edificante...Que Deus continue abençoando teu ministério!

Desejo de Sonhar Mais disse...

Exatamente na hora......eu procurei no Google uma palavra de animo e foi direto para sua pagina.Obrigada!

Solange(IEQ- Curitiba/PR) disse...

Estava procurando uma palavra de ânimo, e agradeço a Deus por ter te usado Pastor. Louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!!!!