sexta-feira, novembro 17, 2006

O TEMPO DA ESPERA

A ansiedade é uma angústia, um mal que nos destrói pouco a pouco.

"Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” (1Sm. 16.13) .

A ansiedade é uma angústia, uma incerteza aflitiva, um mal que nos destrói pouco a pouco, dia após dia. Vemos no livro de primeiro Samuel o episódio da unção do jovem Davi a rei de Israel.

Davi não alcançou o reinado de sua nação logo após sua unção, houve um tempo de espera, tempo este que não foi pequeno, muitos anos se passaram, muitas situações aconteceram na vida daquele jovem, até que ele chegasse ao lugar para o qual Deus o havia ungido.

Deus, em sua eterna sabedoria e grandeza, projetou um propósito definido para cada um de nós. Não nascemos sem que já de antemão Deus tivesse em sua mente infinita um caminho perfeito para nós.

Os anos passam, nossa vida se desenvolve e nós conhecemos ao Senhor. Muitos em sua adolescência, como Davi, são ungidos para serem ministros de Deus. Recebem palavras proféticas e naquela direção sua vida começa a seguir. Começam a liderar trabalhos na casa do Senhor com os adolescentes, jovens, ministérios de música etc... Muitos quando terminam os seus estudos no ensino médio, rapidamente se matriculam nas escolas teológicas e acham estar fazendo tudo certinho, que será apenas uma questão de cronômetro humano a conclusão do curso, que o levará ao lugar que Deus preparou para cada um.

Mas nos enganamos, o tempo de Deus para nossa vida não é medido pela mente humana ou pelas circunstâncias preparatórias para o ministério. Todo preparo e estudo são válidos, mas não são eles que vão determinar o cumprimento do plano de Deus em nossa vida.

Como vimos no texto de primeiro Samuel, Davi foi ungido na casa de seu pai Jessé. Após sua unção, situações começaram a acontecer, mas Davi guardou em seu coração a palavra de Deus que lhe fora dada através do profeta. Teve uma postura de esperança guardada em paz, e foi esta esperança em paz que o capacitou a esperar todos aqueles anos para que chegasse ao reinado de Israel.

Quantas vezes nós recebemos palavras claras de Deus, e após isso começamos a mexer “nossos pauzinhos” para que a profecia se cumpra em nossa vida.

Amados, o tempo da espera é um tempo maravilhoso. É tempo de deixarmos Deus agir endireitando nossa vereda. Não devemos estar ansiosos, procurarmos lugares ou situações nas quais possamos dar uma “forcinha” para Deus. Ele não precisa da nossa mão para estabelecer em nossa vida aquilo que ele preparou para nós em sua eternidade. Deus precisa apenas do nosso coração contrito em sua presença, esperando em fé.

O que Deus prometeu para sua vida isso ele cumprirá.
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (F. 1.6).

Não desprezemos o tempo da espera. Se hoje você está apenas sentado no banco de sua igreja... esperando, não desanime. Analise todas as situações de sua vida, pois em cada uma delas Deus o está ensinando para algo que vai chegar em suas mãos, e nunca mais será tirado. Pois ele não quer dar a você uma circunstância, mas sim um ministério que não depende de lugar ou momento. Lembre-se: o sonho, antes de ser seu, é dele. Sábio você será se discernir o tempo e o modo de tudo acontecer.Deus nos abençoe nesse maravilhoso tempo de espera.

Pr. Romney Cruz
romneycruz@ig.com.br
Belo Horizonte

7 comentários:

Ana Maria Lima disse...

Fico contente meu irmão que vc tenha buscado de DEUS, a resposta para seus sonhos. Os sonhos são como sementes que plantamos, eles brotam, e um dia se tornam grandes árvores, que dão frutos, e estes frutos, também produzem sementes que se tornarão árvores. Você é a semente, os seus sonhos o Senhor já os tem guardado e preparado para se tornarem árvores frutíferas. AnaLima

Luciana disse...

Na verdade o tempo de Deus sempre é um mistério para nós até que ele venha à realidade. Além de saber esperar o tempo de Deus é preciso também não parar no tempo e cruzar os braços...
As vezes também nós é que demoramos a entender que o sonho de Deus para nossas vidas não é bem o que pensamos ou esperamos... é bem maior do que isso.

Anônimo disse...

é vero, o tempo de maturação é importante na vida, quando estamos prontos segudno os nossos olhos, certamente Deus ainda não terminou o trabalho.

Luis Felipe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ANTONIO CARLOS disse...

MUITAS VEZES PERGUNTEI A DEUS O PORQUE DE TANTA LUTA , E É IMPORTANTE PASSARMOS POR PROVAÇÕES POIS É DESSA FORMA QUE VEREMOS AS BENÇÃOS CHEGANDO EM NOSSAS VIDAS .
QUE DEUS ABENÇOE PAZ DO SR .

Simone disse...

Precisamos não somente esperar em Deus,ciomo também entender o que ele wquer para nossa vida, sendo assim vigie e ore pois Deus te mostrará o caminho e o tempo pra chegar.

anderson teofilo disse...

meu e isso as veses fico perguntando a DEUS cada o minesterio de muita unçao que o senhor usou o seu servo pra falar comigo que se eu sobeçe o minsterio que o senhor tem pra vc e muito grande intendi ele sabe a hora e o dia nao chegou mesmo eu fazendo a obra eu vou respeita o tempo SENHOR