segunda-feira, novembro 13, 2006

INABALÁVEIS

Será que ser inabalável é viver escondendo os erros?
Às vezes paro para pensar: será possível a prática desta realidade? Todos os dias estamos expostos a desafios. Todos os dias cometemos erros e sofremos com as conseqüências dos mesmos, e às vezes é tão difícil suportar a dor... E o perecer se torna algo real e palpável em nossa realidade.

Bom seria se sempre acertássemos e nunca falhássemos. Se a nossa prática fosse um retrato fidedigno de nossa teoria, mas isso não é verdade Sabemos tanto, estudamos tanto, temos tantos diplomas, são tantos anos de estudos bíblicos... Contudo, em momentos decisivos falhamos. Quando devemos ser pacientes somos ansiosos; quando longânimos, precipitados; quando calmos, irascíveis; quando silenciosos, falantes; quando firmes, moles. E assim vai. Parece que acertar o alvo se tornou uma utopia e não sabemos mais o que fazer ou como agir.

A dor invade a nossa alma, uma vontade desesperadora de desaparecer nos consome. Rejeitamo-nos a nós mesmos e nosso coração treme, olhamos a nosso redor e estamos cercados de circunstâncias que são conseqüência de nossos erros. Então, um grito de silêncio agudo ecoa de nosso interior. Poderia ter sido diferente e queremos nos abrir, tirar de dentro de nós aquela mágoa que nos fere, aquele peso que nos abate, a barreira que nos impede de caminhar. Porém não podemos, pois sabemos demais e os que nos rodeiam sabem que sabemos, olham-nos como espelhos. Esperam ver em nós uma orientação para a solução e não um clamor por ajuda. Nosso grito limita-se ao silêncio de nossas lágrimas escondidas, camufladas muitas vezes por sorrisos amarelos e na nossa consciência é latente a cobrança: preciso ser um modelo.

Mas, que modelos podemos ser? Se nós mesmos conhecemos a nossa realidade, carente de confissão, necessitada de ajuda. Somos todos falhos, precisamos de ajuda. Será que ser inabalável é viver assim escondendo os erros de nossa alma, mente, intenções e atitudes? Sim, esse ser inabalável é o ser apenas no exterior e não passa de uma enganação decaída, falha e sem vida.

Precisamos tirar a nossa máscara e assumir que somos humanos, normais e não seres super poderosos, que precisamos de cura em várias áreas da nossa vida. Somente assim iniciaremos o caminho de inabaláveis. A Palavra de Deus claramente elucida a estrutura humana através da vida e história dos grandes exemplos que relata em suas páginas. E um deles é o rei Davi, homem que para todos nós foi realmente um exemplo de firmeza inabalável, mas nos deixou o relato de sua fraqueza e necessidade da misericórdia de Deus.

“Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.” (Sl. 51.1-4).

Ele encontrou essa oportunidade de restauração e foi marcado não pela sua terrível transgressão, mas sim por sua garra e determinação em servir ao Senhor e fazer de sua vontade a bandeira da sua vida. Ele pagou o alto preço da conseqüência, sofreu, perdeu seu filho, jejuou, jogou pó sobre a sua cabeça, mas não abafou o seu erro. Antes o gritou para Deus e para todos os que o cercavam, se humilhou, e seu legado foi marcado como um homem vencedor.

Se nós queremos realmente ser inabaláveis devemos reconhecer que erramos, falhamos e precisamos da misericórdia do Pai para nos curar, pois se não for assim seremos sepulcros caiados. Por fora firmes e inabaláveis, porém sobre um conteúdo morto e não vivo. O Senhor Deus nos chamou para vivermos em novidade de vida, e não em camuflagem. Exponha-se para Deus, confie em pessoas maduras, se abra e saiba: você não é um super herói, e sim um homem de carne e osso que erra, que sofre as conseqüências deste erro, mas que tem a oportunidade de ser inabalável, firme como o monte de Sião que permanece para sempre, sendo transparente e caminhando rumo a cura para a estatura do varão perfeito.

Que o Senhor nos ajude nesta caminhada. Amém.

Pr. Romney Cruz
romneycruz@ig.com.br
Belo Horizonte

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Big Pastor! Que Deus leve a mensagem Dele que está no seu coração como o vento leva as sementes que frutificam em diversos lugares. Que ele alargue o seu poder de alcance, para que vida sejam salvas, curadas e libertas!

Um grande abraço

Luis Felipe