segunda-feira, junho 23, 2014

Maravilhado


E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. Lucas 7:9

A força de um militar abalada pela doença mortal em um servo bom e fiel formaram pilares estruturais para Jesus ensinar a humanidade, mais uma de suas maravilhosas lições.
Adentremos os portais deste precioso, único, e extraordinário episódio bíblico. O Texto diz que Jesus muito estimava aquele centurião, diz também que o centurião enviou sacerdotes judeus a intercederem por ele junto ao mestre. Atipicidades nos chamam atenção neste contexto, pois, centurião na hierarquia militar romana era o sexto na cadeia de comando numa legião (destacamento militar) Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava. Ordens que muitas vezes eram para destruir vilarejos, desapropriar famílias, oprimir e até mesmo crucificar judeus. Sendo assim um centurião via de regra seria um homem odiado pelos sacerdotes judeus, pois escravizava seu povo, somente por motivos interesseiros e políticos os sacerdotes relacionavam-se com oficiais romanos, interesses esses totalmente desassociados ao desejo de ver o bem de tais centuriões , no entanto os sacerdotes foram interceder por este centurião a Jesus e isto piora nossa compreensão no episódio, pois, não era normal sacerdotes pedirem algo a Jesus por alguém! Ainda mais por alguém que deveriam odiar! No entanto por ele pediram algo a Jesus, este Jesus que era rejeitado pelos sacerdotes, e tido por eles como um anarquista! E quanto a Jesus? O texto diz que Ele Estimava o Centurião, o léxico português define estima como um substantivo feminino que é: consideração, afeto, admiração a alguém e os sinônimos de estima são: afeição, apreço, consideração e respeito. Definitivamente este homem era excelente, detinha características que produziam consideração em pessoas muito diferentes, como eram Jesus e os sacerdotes judeus.  Não são diferenciais externos ou aparentes, que podem promover um ser humano a este nível de conquista, mas sim um caráter firme, íntegro e verdadeiro é o único argumento de vida; argumento este que vai além das palavras, que podem eleger alguém a um nível de afeição como tinha este Centurião romano.
Pessoas de caráter vivem o que pregam e pregam o que vivem. Engano, mentira, intenções escusas em fim um caráter danificado fazem de pessoas que tem tudo para vencer serem derrotadas. Um velho e banal ditado diz... “Quem diz que dinheiro não traz felicidade é porque não sabe o endereço da loja.” Entretanto os que acham as lojas da luxuria humana e ancoram seu coração em coisas palpáveis, cedo ou tarde descobrem quem nem o dinheiro nem o que ele pode proporcionar, pode fazer da vida de um ser humano uma base sólida. Países considerados de primeiro mundo, como a Dinamarca, Suíça e Suécia têm a melhor qualidade de vida do planeta, por consequência, seus habitantes estão entre os mais satisfeitos do mundo. A parte estranha é que esses "lugares felizes" possuem as taxas mais altas de suicídio no mundo. Só uma vida fiel a princípios e convicções interiores pode superar as frustrações tão presentes na vida de todo ser humano.
O Centurião romano era um homem fiel a princípios e convicções, estimado pelo Messias, porém o ponto alto deste episódio, é revelado na expressão Maravilhou-se nele, esta expressão é comum quando trata da multidão a respeito de Jesus, mas aqui ela esta invertida e se refere a Jesus em relação a um homem, pois ao externar o desejo de ir curar o servo enfermo, aquele homem revelou sua mais profunda essência. Ele era um homem convicto, e disse...

“Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.” (Lucas 7:6-8)

A conclusão é que Jesus ficou maravilhado e nem ao menos liberou a palavra de cura, pois se ateve a ensinar a nós a lição da convicção o milagre é automático a fé canalizada no destino certo e o versículo 10 diz.

E, voltando para casa os que foram enviados, acharam CURADO o servo enfermo. (Lucas 7.10)

Aquele homem era essencialmente bom, apesar de súdito de um sistema cruel, mesmo assim exalava bondade, foi  ele quem construiu o templo para os Judeus naquela região. E era estimado pelo Mestre. Nós precisamos olhar mais para dentro de nós estabelecer nossas convicções, fundamentar nossa vida em princípios pois o principio correto gerara automaticamente milagres em nossa vida, a ponto de Jesus nem precisar ir lá mas quando o buscarmos teremos tanta convicção respaldada por nossa vida, que o milagre nos visitará, e alegraremos o coração de Deus.
Você acredita no que faz? Acredita no seu casamento? Esta convicto que o caminho estreito de Deus é a única opção de vitória em sua vida...? Se suas convicções não são reais você vive de aparências e engano, não é sua religião sua posição, seus bons relacionamentos, dinheiro, influencias, que irão fazer de sua vida admirável aos olhos de Deus, mas é um coração firmado. Reflita sob seus valores, não se mova por interesses, seja como o centurião romano, ande na contramão do sistema, e Milagres seguirão você.

Pr. Romney Cruz
romneycruz@gmail.com



Nenhum comentário: