
Opressos, entrincheirados, é como muitas vezes nos sentimos. Jesus nos diz em João 10.10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Vida abundante em todos os sentidos é o que Deus tem para aqueles que o amam. O inimigo de nossas almas quer nos oprimir fazer com que os dias de nossa vida, sejam dias sem prazer, alegria, pratica de vitoria.
Quando iniciamos a vida temos algo muito semelhante; UNIVERSOS A CONQUISTAR. Alguns sócio-culturalmente falando tem mais oportunidades que outros. Estudam em boas escolas, fazem bons cursos,vivem uma infância e adolescência recheada de cuidados preparatórios para se tornarem homens e mulheres socialmente resolvidos. Outros não têm as mesmas oportunidades, vem de famílias financeiramente mais limitadas, tem que estudar, se desenvolver como dá. Precisam começar a trabalhar na infância ou adolescência, quando deveriam estar se preparando precisam estar defendendo o pão de cada dia. O reflexo dessa realidade é que aos olhos da sociedade, os privilegiados com todos os cuidados necessários e oportunidades devidas se tornam adultos de vidas mais construtivas, com tendas mais amplas.
Quando falamos em vida espaçosa, erroneamente pensamos em posição financeira, conceituando amplas tendas como: Grandes casas, bons carros, empregos de ótimos salários, porém o conceito de Deus é diferente do nosso. Quando o Senhor diz que tem para nós vida abundante, Ele não resumi a dinheiro ou a posição sócio-cultural. A vida segue seu curso inicial e logo todos chegam a BIFURCAÇÕES DEFINITIVAS, que provam: não são as oportunidades do passado ou a falta delas que construirão homens e mulheres com vidas construtivas, de amplas tendas. Temos diversos exemplos de pessoas que tiveram todas as oportunidades e terminaram muito mal. E outras pessoas que não tiveram oportunidades e terminaram muito bem. Alguns exemplos. Cazuza e Renato Russo, pessoas que tiveram todas as oportunidades para terminarem bem, tendo tudo que qualquer pessoa normal quer; Oportunidades desde a infância, fama, dinheiro, no entanto terminaram muito mal. Grandes poetas que não puderam compor nada de belo sobre o fim frio e enfermo de seus dias. Abraão Lincoln e Acelino “Popó” Freitas, advindos de famílias humildes, sem oportunidades, tinham tudo que qualquer pessoa normal não quer, dificuldades, limitações, necessidades, no entanto terminaram muito bem. Expoentes em sua nação, campeões, vidas construtivas.
A dor, necessidades. O alívio, abastança. Podem ser matérias primas na construção de homens e mulheres vencedores e fortes ou perdedores e fracos depende de como são processadas as experiências vivenciadas. Existe na vida uma força opressora, que restringe o espaço de todo ser humano é à força do sistema mundano “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 1º João 5.19”. Não importa o que tenhamos no que tange a matéria, somente sendo de Deus teremos uma vida construtiva de tendas amplas, pois vidas construtivas são originadas de dentro para fora um interior resolvido e feliz, que influência o exterior, independendo da circunstância momentânea que se esta vivendo.
A vida e a morte pertencem a Deus. Jesus conta sobre o homem que teve uma super colheita (Lucas 12.13-21) e disse “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. (Lc. 12.19) ele achou que suas tendas eram amplas porém a resposta para ele foi: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20).
Ampliar as tendas é ter a vida de Cristo fluindo do seu interior. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (João 7.38). É andar na contra mão do sistema mundano. Ter a alegria verdadeira que não é regida por momentos bons, mas é a certeza que existe algo melhor que nossa frágil razão humana pode contemplar. Com esse conteúdo de vida, não haverá limites para atuação do poder de Deus em nós e através de nós, então se cumprirá em nossa vida a profecia. “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”( Isaías 40.31). Assim foi com a vida de José do Egito, Restringido, jogado fora, dado como morto, vendido como escravo, preso na casa, de Potifar, preso no cárcere. Porém algumas horas foram suficientes para ser feito 1º ministro do Egito, maior nação da época. José esperou no Senhor guardou seu coração em Deus é o maior exemplo de tendas ampliadas da historia bíblica. Sobre ele foi dito por seu Pai Israel: “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem. O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos” (Gênesis 49.23-26)
Deus tem Amplas tendas para você. Não importa o que a vida te fez ou deixou de fazer. Importa que em Deus tudo é possível apenas tenha seu coração guardado em Deus seus olhos fixos n´Ele, independente se está na caverna ou no palácio Deus te vê e pode agora transformar sua historia.
_______________________________________________________
Basta que Ele seja nosso Universo que seja tudo o que sentimos e pensamos.
_______________________________________________________
soli Deo gloria, Romney Cruz, pr.